Para que serve um Briefing

O propósito do briefing pode ser estabelecido como uma forma de organizar a passagem da informação certa,das pessoas certas para outras pessoas certas, na hora certa, da maneira certa e pelo custo certo”. (Sampaio, 1997: 208)


O briefing serve para...

Encontrar e sistematizar a informação: a função do briefing é reunir as informações necessárias para a ação publicitária, pois estas estão dispersas, parte no cliente, parte no mercado, parte na pesquisa, etc. Conforme disse o publicitário Stalimir Vieira, “é preciso clareza para trabalhar com eficiência. Trabalhar sem informação precisa e organizada é, mais ou menos, como entrar em campo, no meio de uma partida de futebol, sem saber qual é o seu time: você pode ser um craque com a bola nos pés, mas estará sempre sujeito a fazer maravilhosos gols... contra”.


Organizar e disponibilizar as informações certas para a equipe envolvida no trabalho. O briefing serve como um centralizador físico dessas informações.


Fundamentar e sustentar a ação publicitária: o desenvolvimento da ação publicitária deve fundamentar-se em informações razoavelmente precisas e premissas corretas.


Inspirar e alimentar ideias e soluções criativas: a Criação pode e deve utilizar as informações do briefing como inspiração criativa, através, por exemplo, de associação de ideias (brainstorm).

Direcionar e delimitar o trabalho publicitário: sem uma trilha definida, o Planejamento e principalmente a Criação podem desviar-se do problema e objetivo de comunicação do cliente.


Fonte: www.outsideonline.com.br


#Comunicação #Divulgue #consultoria

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 by Tiago Rodrigues Martins

Divulgue Comunicação e Marketing

Seja um Socialight e siga-nos :

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Blogger Icon