Perfil comercial no Instagram: vantagens e desvantagens

O Instagram lançou a conta comercial e as marcas ainda estão confusas e com receio sobre experimentar ou não a conta comercial. Por isso aqui separamos dicas sobre as vantagens e desvantagens de ter um perfil característico para negócios no Instagram. Então vem comigo até o final do post para entender o que vale ou não pena e definir qual a posicionamento da usa marca no Instagram, ok?

O Instagram é uma rede cheia de oportunidades, embora ainda muito engessada, sobretudo nos formatos de postagens e relacionamento com outros sites, que não redes sociais. Por exemplo: quem não sente falta de ter links clicáveis nas legendas de cada foto, não é mesmo? E isso nem perfil pessoal e nem contas comerciais do Instagram disponibilizam ainda!

Mas a verdade é que as coisas têm melhorado, a  ferramenta tem evoluído e a maior delas foi essa divisão de perfil entre pessoas e negócio, onde marcas tem ferramentas a mais para mensurar e entender o comportamento do seu público, a fim de facilitar estratégias e planejamento de conteúdo no Instagram. Por isso listamos 5 características da conta comercial. Bora entender isso:

DESVANTAGENS DA CONTA COMERCIAL DO INSTAGRAM

Vou começar com as desvantagens, porque até o momento eu só encontrei 2 ponto negativo nas contas comercias do Instagram! Contudo, um deles é bem importante, principalmente para quem trabalho com resultados orgânicos, sem investimento de dinheiro em links patrocinados no Instagram!

 

1 – MENOR ALCANCE DOS POSTS

Esse é o grande X da questão! Ao tornar seu Instagram uma conta comercial, automaticamente suas postagens passam a atingir menor alcance de pessoas ao serem publicadas. Claro que essa diminuição não é drástica como acontece no Facebook (pelo menos não AINDA!). Mas ela acontece e essa entrega do seu conteúdo só vai crescendo para o seu público conforme a publicação vai recebendo engajamento dos seus seguidores (como curtidas e comentários).

Portanto é importante ter ciência de que, se sua marca tem baixo engajamento, é possível que você note uma queda ainda maior nas interações das suas fotos e vídeos ao ter uma conta comercial no Instagram. Porém, se você já possui um alto engajamento em suas postagens, a transformação da conta não afetará de forma tão visível os seus resultados, pois seu público vai te ajudar a manter a mesma visibilidade.

 

Então a dica é: analise seu engajamento, procure ter um crescente nas interações com seu conteúdo e aí sim você pode converter sua conta pessoal em uma conta comercial do Instagram sem danos, ok?

2 – OBRIGATÓRIO TER UMA PÁGINA NO FACEBOOK

A segunda desvantagem da conta comercial no Instagram está nesse vínculo com o Facebook! Ao transformar sua conta pessoa em um perfil comercial, o Instagram pede para vinculá-lo à sua página no Facebook. Caso você não tenha essa página, ele te pede para criá-la antes de terminar essa transformação. Ou seja: uma rede social te obriga a estar presente na outra, e isso não é legal, principalmente por que, ao contrário do que se diz por aí, nem todas as marcas precisam estar no Facebook!

Mas enfim, é o que, é: para ter um perfil comercial e suas vantagens, você é obrigado a estar no Facebook, ainda que sem uma estratégia para ele.

VANTAGENS DA CONTA COMERCIAL DO INSTAGRAM

Agora sim a lista é maior! A inovação trouxe várias vantagens para a gestão de Instagram e vale a pena observar:

1. BOTÕES INTERATIVOS

Talvez a grande vantagem da conta comercial do Instagram está aqui: os botões interativos que permitem ao visitante te ligar, mandar uma mensagem de texto, um email ou saber como chega à sua loja física por 1 clique apenas!

Hoje o Instagram tem a melhor solução visual de contato entre público e marcas, entre as redes sociais, o que ajuda muito na conversão de fãs em clientes e vale muito apena escolher 3 dos botões que mais te interessam e aplicar no perfil da sua marca.

2. INSTAGRAM INSIGHTS

Até a chegada da conta comercial do Instagram era preciso usar ferramentas diversas para entender o que acontecia no perfil, como crescimento do público, identidade desses seguidores, resultados de postagens e até os horários nobres de cada perfil. E tudo bem, os gestores conseguiam essas respostas para análise de resultados no Instagram.

Mas a vantagem agora é que essas informações estão lá, direto no Instagram agora! Sem necessidade de usar (e pagar) ferramentas externas, muitas em outro idioma e fora do alcance do grande público que não tem uma agência digital administrando o perfil do seu negócio.

O insight do Instagram é até simples ainda, mas já fornece informações muito importantes como sexo, idade e localização do seu público, postagens com maior resultado, melhores horários para postar em cada dia da semana e outros dados que direcionam a produção de conteúdo e gestão de Instagram!

3. FACILITA O COMPARTILHAMENTO EM OUTRAS REDES

Na conta pessoal já podemos compartilhar postagens do Instagram no Facebook, Twitter e até no Tumblr! Mas quem nunca publicou algo do perfil da marca no seu perfil pessoal do Face, por esquecer de alterar a página de destino no Facebook, nas configurações do Instagram?

Pois é: com a conta comercial do Instagram, esse problema acabou! Ao transformar um perfil pessoal em comercial, tem a desvantagem de vincular sua conta do Instagram com a página do Facebook, lembra? Mas por outro lado, por serem contas vinculadas, o Instagram do seu negócio sabe exatamente onde ele deve publicar todas as fotos do Instagram marcadas para compartilhar no Facebook.

Parece confuso, mas em resumo significa que você não precisa mais escolher onde publicar no Facebook, porque o Instagram decora qual é a página do seu negócio e vai sempre publicar as fotos do Insta na página da marca e nunca no seu perfil pessoal!

4. TRANSITA ENTRE PESSOAL E COMERCIAL

Por fim, a última vantagem desse post é que, caso você converta sua conta pessoal em conta comercial do Instagram e, daqui um tempo, não se adapte ou não goste dos resultados dela para seu negócio, basta ir nas configurações do Instagram e desfazer a conversão que sua conta vai voltar a ser pessoal!

A transformação não é fixa, você pode transitar entre os formatos sem prejuízos, o que extingue qualquer medo e perdas ao experimentar a conta comercial do instagram!

E então, você já tem uma conta comercial ou ainda usa a conta pessoal para o seu negócio no Instagram? Comente abaixo!

 

Fonte: comousarredessociais.com.br