O que é o Twitter e como eu posso usá-lo?

No princípio, as redes sociais não eram utilizadas para fins profissionais, apenas para diversão. Mas com o passar dos anos, as empresas descobriram novas oportunidades no mundo digital e viram como essas redes seriam importantes para fins de divulgação e, até mesmo, fazer vendas. Descubra mais esta ferramenta e surpreenda-se!

Segundo a pesquisa Digital in 2017, o Brasil foi um dos países com maior aumento no número de usuários nas redes sociais. Apenas em 2017, foram mais de 19 milhões de usuários. Além disso, estamos em 2º lugar no ranking de tempo gasto nas redes sociais que é, em média, 3h43m por dia.  

Esses dados mostram que empresas que não estão na internet e não interagem com seu público, hoje em dia, podem estar até mesmo fadadas ao fracasso.

Por isso, é importante entender as particularidades de cada rede social para utilizar esses canais de forma estratégica, e uma delas é o Twitter.  

Criar uma conta no Twitter é uma ótima ideia para quem deseja ter mais visibilidade para sua marca. Inúmeras celebridades e políticos já utilizam essa ferramenta para interagir com o público e ganhar notoriedade na mídia.

Mas você sabe como usar o Twitter para a alavancar seu negócio?

Se sua resposta foi não, não se preocupe, pois neste post mostramos como usar o Twitter e damos dicas para você potencializar o alcance da ferramenta.

 

Passo a passo de como usar o Twitter:

  1. Entre no site ou baixe o aplicativo: baixe o aplicativo, clique em Inscreva-se e crie sua conta no Twitter.
  2. Coloque uma foto e uma descrição: coloque uma foto com a logomarca de sua empresa, crie uma descrição curta e deixe o perfil com a cara de seu negócio.
  3. Divulgue postagens relevantes: crie e divulgue conteúdos úteis para seus seguidores.
  4. Saiba retuitar: republique em seu perfil uma postagem que você acha interessante.
  5. Acompanhe o que seus clientes dizem: estabeleça uma comunicação sólida e rápida com seus seguidores.
  6. Saiba utilizar as hashtags: use hashtags relacionadas ao tema de seus tweets.
  7. Utilize outras redes sociais: encontre os canais que têm mais sinergia com seu cliente em potencial e utilize-os também.

O que é o Twitter?

Lançado em 2006, o Twitter é um servidor para microblogging que permite enviar mensagens e receber atualizações pessoais de outros contatos.

As mensagens instantâneas são chamadas tweets e têm 280 caracteres (o limite, que antes era de 140 caracteres, foi aumentado em 2017). É possível também divulgar vídeos, fotos e links para páginas externas de forma ilimitada.  

Apesar de ser uma ferramenta simples, o Twitter causou uma grande revolução em seu lançamento, pois abriu as portas para que qualquer pessoa se tornasse um produtor de conteúdo.

Ao seguir outros usuários e empresas, você também pode ver tudo o que aquele perfil publicou em sua linha do tempo. Percebe-se que o Twitter é, então, uma rede social com fluxo contínuo de informações.

Apesar disso, não é necessário ficar conectado 24 horas por dia para acompanhar tudo que seus amigos e contatos dizem. Existe uma ferramenta de pesquisa embutida nessa rede social que facilita a busca por posts antigos.  

Qual é a importância do Twitter hoje em dia?

Assim como em outras redes sociais, todo o conteúdo que você disponibiliza no Twitter está sujeito à interação de seus seguidores.

Alguns usuários não twittam com frequência, mas estão sempre acompanhando as postagens de seus perfis favoritos.  

Por exemplo: um simples tweet falando sobre um post novo em seu blog pode ser crucial para atrair novos consumidores e gerar leads. Dessa forma, é essencial que você tenha muito cuidado ao produzir e publicar conteúdo no Twitter.

Cuidados ao publicar

Se seu perfil é corporativo, postar conteúdo pessoal é uma péssima ideia. A conta de sua empresa deve ser utilizada apenas para divulgar links, fotos e vídeos que possam gerar valor para seus seguidores.

Por mais que você tenha uma opinião formada sobre temas sensíveis, como política, por exemplo, não divulgue em sua conta se esse conteúdo não for interessante para quem te acompanha.  

A falta de uma vírgula ou a pontuação errada pode iniciar uma grande discussão e atrapalhar a imagem de seu negócio no mundo digital também.

Além disso, tome muito cuidado para não publicar demais, em um curto intervalo de tempo. A maioria dos usuários não gosta de ser bombardeada por publicações de uma mesma empresa, principalmente com a mesma abordagem. Lembre-se sempre: quantidade não significa qualidade.

E por último, mas não menos importante: evite falar de sua marca o tempo todo. Divida seu conteúdo em 80/20, sendo 80% de conteúdo e postagens relevantes para sua persona, e apenas 20% para conteúdo sobre sua empresa, cases de sucesso e lançamentos de produto.

Essa dica pode parecer contraintuitiva, mas quanto mais você se dedicar a criar autoridade no assunto e educar seus seguidores, menos precisará falar sobre seu produto ou serviço, pois as pessoas virão até você.

Fonte: blog.hotmart.com