Como usar o WhatsApp Business na sua empresa

Apesar de já ser usado por negócios há bastante tempo, só agora que o WhatsApp trouxe uma versão específica para empresas. Com funcionalidades semelhantes, o WhatsApp Business não possui muitos mistérios já que utiliza a mesma interface do app original, mas com algumas funções extras. Vem comigo e conheça esta ferramenta incrível!

Entre elas, a possibilidade de inserir mais informações sobre seu negócio – inclusive sua localização – e o registro automático de toda conversa feita com seu perfil. Usar o WhatsApp Business também traz mais confiabilidade, fazendo com que seus clientes saibam que estão lidando com uma empresa séria. O app está em sua fase inicial de testes e deve contar com mudanças no futuro, mas você já pode aproveitar e melhorar o uso do app com essas 5 dicas para WhatsApp Business que listamos logo abaixo!

 

  1. Transfira suas conversas para o WhatsApp Business

Se já usa o WhatsApp para negócios, você pode transferir suas conversas e contatos para a versão Business. Inclusive, recomendamos fortemente que o faça, pois poderá dar seguimento a atendimentos e aproveitar algumas das funções exclusivas, como as mensagens automáticas que falaremos mais adiante no texto.

  1. Preencha todas as informações de perfil

Quanto mais informações sobre como localizar seu negócio, maior sua confiabilidade. Por isso, aproveite para preencher todos os campos de perfil do seu WhatsApp Business, caso seja possível. Além do nome de sua empresa e telefone, o WhatsApp Business permite que coloque também o link para seu site, uma breve descrição, informar o tipo de negócio, seu endereço físico e um email para contato, além do seu próprio horário de funcionamento. Ou seja, dessa maneira você fica ainda mais perto de seus clientes e melhora suas chances de vender seus produtos ou serviços a eles.

  1. Utilize as ferramentas de mensagens automáticas

Uma das maiores novidades nessa versão do aplicativo é a possibilidade de configurar mensagens automáticas. Existem três tipos de mensagens programáveis no WhatsApp Business: mensagens de ausência, mensagens de saudação e respostas rápidas. Saiba como cada uma delas funciona logo abaixo:

  • Mensagens de ausência: Esse tipo de mensagem pode ser ativado para quando não está em horário de atendimento. Pode configurar qual mensagem será usada como resposta e ativá-la manualmente. Também pode definir um horário recorrente de ativação, como das 18h às 8h do dia seguinte;
  • Mensagens de saudação: Já as mensagens de saudação seguem na direção contrária. Elas são configuradas para responder cada vez que um cliente envia uma mensagem pela primeira vez ou para clientes que não entram em contato durante 14 dias;
  • Respostas automáticas: Essas mensagens podem ser programados de acordo com mensagens enviadas pelos usuários. Enquanto as mensagens de saudação são enviadas sempre que alguém fala com seu negócio pela primeira vez, as respostas automáticas aparecem sempre que um cliente envia uma mensagem em específico. Por exemplo, pode configurar uma mensagem automática dizendo “de nada!” toda vez que um cliente enviar um “obrigado” após um atendimento.
  1. Saiba mais sobre sua atividade no WhatsApp Business com as estatísticas

Outra funcionalidade exclusiva do WhatsApp Business é a possibilidade de conferir estatísticas sobre seu uso. Apesar de bastante simples, o aplicativo permite que veja a quantidade de mensagens enviadas, quantas foram entregues e lidas por seus clientes, assim como quantas mensagens recebeu no seu perfil. Dessa maneira, pode testar diferentes tipos de abordagens em suas vendas pelo WhatsApp Business.

  1. Classifique suas conversas com etiquetas

Também conhecidas pelo termo tags, as etiquetas são essenciais para negócios que já atendem diversos clientes pelo WhatsApp. Usando as etiquetas, você pode classificar o tipo de conversa que está a ter com um cliente ou prospecto. Por exemplo, se está a receber reclamações sobre um produto, pode colocar a etiqueta Reclamação para saber que a conversa se trata de um atendimento ao consumidor.

Outro exemplo que podemos citar é de um visitante do seu site que acionou seu WhatsApp Business para tirar dúvidas sobre um produto. Você tanto pode classificá-lo como prospecto para assinalar que se trata de um potencial comprador ou como dúvidas, para saber que se trata de alguém fazendo perguntas sobre algum item que vende em sua loja. Essa classificação é totalmente personalizável, permitindo aplicar as etiquetas da maneira que achar mais produtiva para si.

Gostou das dicas? Se você já usa o WhatsApp Business conta pra nós como está sendo a experiência!

 

Fonte: ecommercenews.com.br/